No fim das prioridades, vítima do descaso público, sentados nas calçadas a espera de transporte e de respeito os estudantes dorenses da Universidade Federal de Sergipe resolveram que não assistirão a educação em Nossa Senhora das Dores ser destruída pela falta de compromisso e eficiciência dos gestores públicos.
No fim da tarde do dia 25 do corrente mês depois de inúmeras promessas de que não iria se repetir, os estudantes ficaram mais uma vez esperando por um transporte que não veio.
Essa não foi a primeira vez e tememos que não seja a última, apesar de os responsáveis sempre alegarem que não voltará a acontecer o atraso ou a falta do ônibus, além disso os estudantes nunca são avisados de que o problema irá acontecer,
restando apenas esperar até perceber que não chagará a tempo de assistir a sua aula, fazer a sua prova ou apresentar seu seminário.
Muitas vezes falta motorista também, falta explicação e falta resultados. Para abafar as reclamações os estudantes são constantemente ameaçados, os representantes do governo municipal alegam que a prefeitura não é legalmente obrigada a disponibilizar o transporte e que na verdade deveríamos ser gratos pela bondade de ganharmos um transporte de má qualidade e com faltas periódicas.
Os estudantes acreditam que promessas de campanha são obrigações, que independentemente de qualquer legislação específica a educação é prioridade e que os gestores públicos devem governar para o povo devendo portanto ouví-lo.
Diante de todos esses acontecimentos os estudantes da UFS resolveram colar cartazes como forma de reivindicar e de tornar público seus problemas. Numa atitude covarde e desrespeitosa a prefeitura tirou os cartazes tentando abafar o clamor dos estudantes, é preciso que a sociedade civil saiba o que ocorre e se pronuncie a respeito.
Após colar os cartazes os estudantes tiveram uma reunião com o secretário da educação que avisou não ser o responsável, paradoxalmente nos recebeu e afirmou abrir negociação, agradecemos e esperamos providências.
Sem mais delongas declaramos nosso repúdio a esses acontecimentos, recorremos ao bom senso dos responsáveis e pedimos que os futuros universitários, os pais destes e todos os cidadãos que querem ver essa cidade se desenvolver se somem a nossa luta.
Ratificamos que no jogo democrático temos os meios de construir gestões públicas mais éticas, eficientes e justas e prometemos usá-los.
João do povo
Zé ninguém
O manifesto púbico continua sendo uma das nossas únicas armas eficientes quando o assunto é COBRAR AQUILO QUE NOS É PROMETIDO. Seria muito interessante que nada disso fosse necessário, mas como não acontece temos mesmo que REIVINDICAR!!
ResponderExcluirNão adianta muita coisa apenas um ou dois se manterem firmes na luta. Temos que nos unir para que juntos façamos valer a pena a briga pelo que temos direito.
Ônibus sem motorista para nós não tem serventia nenhuma.
REAÇÃO JÁ!
A que ponto chegamos, estudantes sendo impedidos de estudar por falta de compromisso e responsabilidade dos próprios governantes que pregam tanto que a educação é um direito de todos. Não podemos ficar parados e omissos diante desta situção que a princípio é bastante simples de solucionar, mais que se não protestarmos pode afetar as demais áreas do município. Juntos à luta! Abraços
ResponderExcluiragradecemos aos companheiros emilly e charles por colaborar nesse espaço de discussão. espeemos sinseramente que outras pessoas também o façam.
ResponderExcluirÉ isso ai João, as pessoas tem que sair da inércia, e comentar participar, é um problema de todos e não deve se restringir à comentários entre nós mesmos, Vamos lá pessoal comentem exponham as sua opniões!! Vlw
ResponderExcluirOi gente! Ontem um ônibus, muito bem equipado por sinal, viajou e nos levou à Universidade. Claro que a nossa luta não deve acabar por aqui, afinal nada está garantido ainda, mas desde já agradecemos ao Senhor Secretário de Educação por ter nos ouvido e procurado com tanta agilidade que as providências relacionadas a esse problema fossem tomadas. Da mesma forma que soubemos reivindicar os nossos direitos, somos humildes em reconhecer que as melhores decisões foram tomadas. Não sabemos por quanto tempo, mas... JÁ É ALGUMA COISA! E uma grande coisa!
ResponderExcluirNossa manifestação não teve intenção alguma de denegrir imagem de administradores ou responsáveis, mas reivindicamos apenas o nosso direito de estudar e o transporte que nos foi prometido.
Valeu pessoal!
Abraço...
Tá massa, massa mesmo, mas como dizia Emily:"Claro que a nossa luta não deve acabar por aqui" Concordo em gênero, grau e número, por tanto proponho em por em prática a idéia de criarmos a Associação dos Estudantes Dorense (AED). Com a criação desta, passariamos a ter mais representatividade e autonomia ...-reuninão para discutirmos mais. O mais breve possível-REAÇÃO JÁ!
ResponderExcluirEmilly e fagner estão corretos, é que importante divulguemos o blog para que mais pessoas comentem e possamos sair do discurso para a pratica. Divulguém! Quem quiser postar um texto, uma matéria, saiba que este espaço esta aberto, e em brve o blog terá novidades. Um abraço!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, são jovens assim que necessitamos para requerimos nossos direitos quando nos são negados. Precisando, nós do portal socurticao.net estaremos a disposição para brigar por um direito de vocês.
ResponderExcluirVlw!!! Agradecemos já, à disposição da administração do portal socurticao.net, temos que nos unir, já que é a união que faz a força. Também estaremos sempre à disposição. Abraço!
ResponderExcluirAdmiro muito a atitude. É essencial haver manifestações e grupos desta maneira. Às vezes a indiferença governamental é mais comum do que se imagina. Em cidades menores têm peso negativo para a sociedade, por motivos diversos. A juventude e a academia servem para suprir o papel de uma mídia escassa e de menor fiscalização. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluir